quinta-feira, 10 de maio de 2012

SEMANA DE MUSEUS


          Uma extensa programação envolvendo centenas de museus brasileiros vai ser deflagrada no período de 14 a 20 de maio, com a 10ª Semana de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram.
            De acordo com os promotores da 10ª semana, “A quebra de fronteiras para o acesso a informações e a instantaneidade com que nos chegam notícias de todas as partes do mundonos coloca em contato com realidades diversas em que deixemos nossa comunidade. Essa facilidade nos aproxima, gerandomoportunidades,, gostos e necessidades globais.
            “Por outro lado, também é crescente o sentimento de valorização das identidades locais. Por meio de uma memória social é possível entender coletivamente experiências vividas por determinado grupoe, assim, buscar fortalecer ou transformar realidades, integrando pessoas e reconhecendo memórias que antes ficavam à margem da história oficial. Com tantas transformações sociais, o primeiro desafio dos museus é refletir sobre o seu papel nesse mundo em movimento. Enquanto tempo e espaço são suprimidos, condensados ou subvertidos, os museus aparecem como conectores. São pontes entre a memória e o esquecimento; o individual e o coletivo; o local e o global; o que se é, se foi e se pretende ser.”
            No Amapá participam: Centro de Estudos Pesquisas Arqueológicas do Amapá – CEPAP, da UNIFAP, com cinco eventos; o Centro de Pesquisas Museológicas – Museu Sacaca, com onze eventos; Museu da Imagem e do Som do Estado do Amapá, com três eventos; Museu de Arqueologia e Etnologia, com uma exposição; Museu Fortaleza de São José de Macapá, com quatro eventos; Museu Histórico do Amapá Joaquim da Silva, com três eventos; Pinacoteca CEPAV – Candido Portinari, com 45 eventos; Museu Kuahí dos Povos Indígenas do Oiapoque, com sete eventos e, Deslocamentos, com 13 eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.