quinta-feira, 28 de junho de 2012

ORAÇÃO AO PEIXE



Por Fernando Canto
Eu te perdôo, ó peixe, pelo último olhar que me diriges, pelo salto viril preso ao anzol e pelo cheiro denso das marés aderentes nas tuas guelras.
Eu te perdôo, ó peixe, pelo sabor da tua saudável carne, pelas escamas raspadas de tua pele escura, e pelas espinhas que não ousaram atravessar minha garganta. Eu te perdôo pelo alimento que nutre meu corpo ávido de proteínas.
Como um áugure li nas tuas entranhas que o teu mundo só se vinga em prantos, mas tu não chorarias tuas lágrimas porque já vives nela todo o tempo.
São os homens como eu que precisam da tua vida curta para seguir a evolução da vida e se sentirem imersos nas nuvens dos deuses.
Eu te agradeço, ó peixe, pelo teu nado predador nos rios correntes; pelo espalhar das sementes das matas ciliares e pela liquidez do teu habitat onde és mais que um animal, és ente da floresta, és alma, mas apenas corpo e sangue para os homens que te matam e que te comem sem piedade.
Não, não me perdoa, ó peixe, nem me agradeças. Eu sou apenas a tua extensão nas minhas veias.

Um comentário:

  1. P... tinha que ser logo um tucunaré, preferido meu do Aporemanawassu, muquiado de meu pai Abel? Só com molho de limão, sal e malagueta, e farinha. E esse suspiro-Cantos de guelras Obidenses amazônicas.

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.