sábado, 18 de agosto de 2012

DIA NACIONAL DO FOLCLORE TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NA BIBLIOTECA ELCY LACERDA‏


A Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda e a Associação Amapaense de Folclore e Cultura Popular convidam a todos para participar da programação do Dia Nacional do Folclore, 22 de agosto, a partir das 15h, na Biblioteca. Haverá exibição de documentário e a sala da Associação será batizada com o nome de Josefa Pereira Lau, uma mestre do saber de Mazagão Velho, personagem respeitada e conhecida na cultura popular amapaense.


A programação inicia às 15h, com a cerimônia oficial e exibição do documentário etnográfico “As Escravas da Mãe de Deus”, no auditório. Às 16h ocorre o batismo da sala Josefa Pereira Lau, com a participação de comunidades tradicionais com apresentações de Marabaixo, Batuque.

Tia Zezinha

Assim é conhecida dona Josefa, contadora de estórias nata, sempre com um sorriso aberto e um ladrão de Marabaixo na ponta da língua. Filha de Mazagão Velho, nasceu no dia 19 de março de 1928. É cantadeira e dançarina de Marabaixo, de Batuque e de Sairé, rezadeira, membro da Comissão de Foliões de Nossa Senhora da Piedade, da comunidade de Igarapé do Lago, onde por muitos anos ocupou o cargo de Guardiã da Santa. Integra as Comissões de Foliãs do Divino Espírito Santo e de São Gonçalo, de Mazagão Velho. Contadora de histórias, premiada e reconhecida pelo Ministério da Cultura como Mestra de Cultura Popular.

A Associação de Folclore e Cultura Popular

Fundada em 25 de junho de 2007, a Associação Amapaense de Folclore e Cultura Popular (AAFCP) é uma entidade vinculada à Comissão Nacional e às demais Comissões Estaduais de Folclore e se constitui como sociedade civil sem fins lucrativos. Tem por objetivo incentivar pesquisas, estudos, a preservação, a promoção, a defesa e a divulgação do patrimônio cultural, notadamente nos segmentos do folclore e das culturas populares, no âmbito do Estado do Amapá.

A AAFCP tem como sede provisória a Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda, onde ocupa a Sala de Folclore e Cultura Popular, na qual disponibiliza um acervo composto de livros, CDs, DVDs, periódicos, relatórios de pesquisa e outros materiais referentes ao folclore e as culturas populares do Amapá. Este material é resultante dos trabalhos realizados por seus membros e recebidos de entidades congêneres - materiais referentes a outros estados do Brasil.

No espaço é oferecida orientação à pesquisa aos alunos dos ensinos fundamental e médio e das instituições de ensino superior.

As principais atividades realizadas pela Associação são estudos e pesquisas, entre os quais o Inventário de Folias Religiosas, que visa a identificação, registro, valorização e divulgação das festas que preservam as folias religiosas do Amapá; e o Projeto “Memória Viva”, que trata da coleta e gravação de depoimentos de idosos ligados às culturas populares tradicionais do Amapá. O I Encontro de Folias Religiosas do Amapá ocorreu em dezembro de 2011, no distrito de Carvão, em Mazagão Velho. (Fonte: Rita Torrinha/Secult)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.