terça-feira, 28 de agosto de 2012

ENCONTRO PREPARATÓRIO PARA O FÓRUM MUNDIAL DE CIÊNCIA 2013 COMEÇA NO DIA 29 NA FAPESP


Agência FAPESP

A FAPESP sediará, de 29 a 31 de agosto de 2012, o primeiro de sete encontros preparatórios para o Fórum Mundial de Ciência 2013, que será realizadoem novembro de 2013 na cidade do Rio de Janeiro. O tema da reunião é "Ciência para o Desenvolvimento Global: da educação para a inovação – construindo as bases para a cidadania e o desenvolvimento sustentável".

A programação será aberta no dia 29, às 17h30, pela conferência "The Role of The Network of Science Academies" ("O papel da Rede de Academias de Ciência"), com Michael Clegg, da Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas) e Universidade da Califórnia, Estados Unidos, com tradução simultânea.

Nos dias 30/8 e 31/8, pesquisadores científicos, gestores de ciência e inovação, representantes de universidades brasileiras, da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Royal Society (Reino Unido), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unescp) e American Association for the Advancement of Science (AAAS) discutem aspectos do tema central em quatro sessões: "As diferentes facetas da ciência"; "Pensando governança da ciência e da inovação"; "Educação para a Ciência:
bases para a inovação e o desenvolvimento sustentável"; e "Desafios para a ciência no século 21".

Os encontros preparatórios previstos serão realizados em outras seis capitais brasileiras: Belo Horizonte, Salvador, Recife, Manaus, Porto Alegre e Brasília. Em cada um deles serão discutidos temas relacionados aos principais desafios da ciência neste século, nos contextos nacional e internacional. Quatro temas serão comuns a todos: "Educação em ciência", "Difusão e acesso ao conhecimento e interesse social", "Ética na ciência" e "Ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo'.

Ao fim desse debate nacional sobre o papel da ciência no desenvolvimento global, os organizadores pretendem consolidar as proposições e principais conclusões em um documento que será divulgado antes da realização da reunião internacional no Rio de Janeiro.

A preparação, a programação temática e a coordenação da reunião estão a cargo de Comissão Executiva Nacional, composta por membros de 13 instituições do Sistema Nacional de CT&I. Este grupo tem representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), ABC, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Comissão de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Escritório da Unesco no Brasil.

Reunião Mundial
O Fórum Mundial de Ciência 2013 será organizado pela Academia de Ciências da Hungria em parceria com a UNESCO, o International Council for Science (ICSU), a Academy of Sciences for the Developing World (TWAS),a European Academies Science Advisory Council (EASAC), a AAAS e a ABC. O Fórum tem a missão de promover o debate entre comunidade científica e sociedade.

Desde sua primeira reunião, em 2003, o Fórum é realizado a cada dois anos em Budapeste, Hungria. A indicação do Rio de Janeiro como cidade sede da edição 2013 se deve a um movimento do Governo brasileiro de iniciar, em 2009, uma série de discussões entre representantes de instituições científicas e tecnológicas do Brasil e governos da América Latina e Caribe para elaboração de uma estratégia regional para Ciência, Tecnologia e Inovação.

O principal resultado deste ciclo de encontros foi a Declaração Regional apresentada naquele ano durante a comemoração dos 10 anos de criação do Fórum. O eixo principal do documento é um plano para a solução de problemas que afetam os países envolvidos, e também a introdução do tema inclusão social nas políticas nacionais para a área.

Primeira reunião preparatória para o Fórum Mundial de Ciência
Local: auditório da FAPESP, rua Pio XI, 1.500, São Paulo
Data: 29 a 31 de agosto de 2012
Mais informações, programação e inscrições em: www.fapesp.br/wsf2013
(11) 3838-4362 / 4216

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.