terça-feira, 11 de setembro de 2012

TONY DO SACACA E O ÓRFÃO DE PÉ


O marinheiro Antônio Souza, o Tony, filho do saudoso mestre Sacaca, que ficou ausente da terra por muitos anos, se aposentou da Marinha Mercante. Agora presta serviço na Capitania dos Portos de Santana. Lembro-me dele ainda criança perambulando pela Praça da Igreja São Benedito, no Laguinho.
Nesse tempo, quando eu tinha algum problema nas articulações, tipo torção, nos pés  e no joelho, por conta do futebol, ia direto à casa do pai dele, levado pelo seu Antônio na garupa de uma bicicleta. E depois, já adulto, para encomendar uma de suas famosas garrafadas. Mais tarde, depois que o Sacaca morreu, ia “consertar” meus pés com o Nilson, “Bode”, filho dele, que herdou sua vocação de benzedor e massagista. Mas depois que o “Bode” se foi para outra dimensão, eletrocutado em um carro alegórico dos Boêmios do Laguinho, fiquei órfão de pé. No entanto descobri que uma neta do mestre Sacaca, uma filha da Lídia, também herdou essa vocação do avô. Mas agora eu não posso mais torcer o pé.

Um comentário:

  1. Torcer o pé não podes mais. Agora só resta aprontar o fígado.pois, hoje é dia de o fígado ser usado. Será que o meu amigo Antonio não tem um santo remédio, pra esse fim?

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.