domingo, 18 de novembro de 2012

ESTANDE CAFÉ LITERÁRIO PROMOVE NOITE DE AUTÓGRAFOS COM ESCRITOR FERNANDO CANTO

Da Redação
Agência Amapá

Fernando Canto, escritor impregnado da cultura amazônica, como ele próprio se define, fez uma sessão de autógrafos de seu livro “Adoradores do Sol” no estande Café Literário, no Amazontech, na noite desta quinta-feira, 15. O espaço é coordenado pela gerente de Livro, Leitura e Literatura, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Ângela Nunes, tendo como proposta divulgar e fomentar os trabalhos de artistas e escritores da terra.

Prestigiaram o evento o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP), João Carlos Alvarenga; a gestora do Amazontech, Isana Figueiredo; a analista do Sebrae e parceira na coordenação do estande Café Literário, Rosimar Monteiro; o poeta e amigo do autor, Oswaldo Simões; e visitantes.

Para dar uma mostra do trabalho de Fernando Canto, Oswaldo Simões fez a leitura do texto “O Equinócio e a cidade”, contido na coletânea.

Passando pelo estande, a poesia atraiu o jovem acadêmico de Educação Física, Romário Brito, que, naquele momento, espontaneamente, pediu para apresentar ao público texto de sua autoria “Sensível Lampião”.

“Eu ia passando e vi o ‘amigo’ declamando e me senti confortável de vir mostrar também os meus pensamentos”, disse.

Em seu pronunciamento, Carlos Alvarenga enfatizou a importância da literatura no registro histórico de um povo.

“Nada é feito sem cultura, o que fica, o que materializa o passado é a cultura, você, Fernando Canto, é um grande incentivador da cultura e da história do Amapá. Continue sendo esse alavancador das coisas do Amapá e da Amazônia”.

A obra O livro “Adoradores do Sol” é uma coletânea de textos publicados em jornais macapaenses de 2007 a 2009 - um panorama da vida amapaense. Tanto a cultura como outros aspectos sociais locais são evidenciados num quadro no qual o autor retrata com personalidade e autenticidade suas memórias e opiniões, numa linguagem acessível a todos. Fernando revela em suas crônicas e artigos situações até então desconhecidas da grande maioria dos amapaenses: são resultados de suas pesquisas individuais, lembranças e mergulhos poéticos que a vida e a paisagem instigam para a feitura da sua literatura.

Sobre o autor, Fernando Canto nasceu em Óbidos-PA, em 1954. Publicou seus primeiros livros na década de 80, em Macapá, onde atualmente mora e trabalha como sociólogo da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Como escritor ganhou diversos prêmios literários, entre os quais o primeiro lugar no 1º Concurso de Contos das Universidades do Norte, com o conto “O Bálsamo”, e participou de antologias de conto e de poesia tanto no Amapá como no Pará, em Belém, onde também residiu por muitos anos.

Publicou os livros de poesias “Os Periquitos Comem Mangas na Avenida”, 1984; “São José de Macapá”, 1985; “Piratuba, a Cantoria do Lago”, 2011 e, recentemente, “Canção do Amor-Enchente”, 2012. Tem os livros de crônicas: “Telas & Quintais”, 1985; “Equinócio”, 2004; e Adoradores do Sol, 2010, e de contos “O Bálsamo”, 1995, que receberá nova edição em 2013 e o ensaio antropológico “A Água Benta e o Diabo”.

Foi professor universitário, possui várias especializações acadêmicas e é mestre em Desenvolvimento Regional (Unifap). Também é compositor e integra o Grupo Musical Pilão, que há mais de três décadas vem divulgando o folclore e a música regional. É membro titular da Cadeira nº 40 da Academia Artística e Literária de Óbidos.

Próximas ações no Café Literário

Dia 16 (sexta-feira)

Sessão de autógrafo e leitura de textos do livro “Por Dentro da Amazônia”, do escritor NIlson Moulin

Hora: 19h às 20h

Dia 17 (sábado)

Sessão de autógrafo com o escritor Rostan Martins, de seu livro “Alô, Alô, Amazônia – a linguagem da floresta no rádio”

Hora: 19h às 20h

Durante todo o Amazontech, o estande está abrigando exposição e venda de livros, exposição de telas do artista Herivelton Brito Maciel e a exposição “Fotomontagens: Fazendinha, registros abstratos”, dos alunos do ensino fundamental da Escola Estadual José do Patrocínio.

Rita Torrinha/Secult

2 comentários:

  1. FERNANDO CANTO.PARABENS! SUCESSO JUSTISSIMO PELOS ANOS DE LUTA EM PROL DA CULTURA(LITERATURA, MUSICA, E TANTAS OUTRAS MANIFESTAÇÕES(CARNAVAL...ETC...)) NESTE PEDAÇO VERDE DO PAÍS, DA AMERICA DO SUL, E DO PLANETA.PARA VOCÊ'PLANTADOR DE PALAVRAS' MERECIDAMENTE,TEMPOS DE COLHEITA.E QUE VENHA MAIS.SÃO MEUS VOTOS.
    LUIZ JORGE.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, meu poeta. Abs.

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.