quarta-feira, 14 de novembro de 2012

UNIFAP PROMOVE FÓRUM DE REITORES DURANTE AMAZONTECH 2012

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) promove, nos dias 13 e 14 de novembro, no auditório da reitoria, o Fórum de Reitores da Região Norte. O evento ocorre pela primeira vez no Amapá e faz parte da programação do Amazontech 2012. Durante o fórum serão debatidos temas comuns entre as Instituições de Ensino Superior (IFES) relacionados à pesquisa, aperfeiçoamento técnico e ampliação do contingente científico no norte do país.

Uma das dificuldades enfrentadas pelas IFES é o incentivo para a formação e captação de doutores nas universidades da Amazônia.  Durante os dois dias de encontro, reitores e pró-reitores de pesquisa buscarão estratégias de ação para suprir essas e outras necessidades. “Atualmente, existem muitos recém-doutores no Brasil prontos para atuarem na Amazônia. Mas, é necessário que lhes sejam concedidas vantagens comparativas à sua fixação na região”, avalia o reitor da Unifap, José Carlos Tavares.

Para que isso ocorra, há um consenso entre os reitores de que é necessária a implantação urgente de uma política de atração com abertura de sólidos, estratégicos e novos programas de pós – graduação na Amazônia. Nos últimos anos há uma grande renúncia de professores-doutores nos cargos das universidades de alguns estados da região norte. Esse problema é visto com muita preocupação pelos reitores, uma vez que estes doutores preferem retornar aos seus estados de origem por meio de outros concursos.

“Nós pretendemos perceber e resolver no encontro problemas de ordem científica, considerando que devemos avançar na formação de mão-de-obra comprometida com a realidade regional”, ajuíza o reitor Tavares. O evento terá a participação do presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Carlos Edilson de Almeida Maneschy, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Fonte: Kleber Soares
Assessoria Especial da Reitoria - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.