sábado, 10 de novembro de 2012

ZUNIDOR


Recebi das mãos do poeta Algimiro Firmino Torres, o livro de poemas “Meu Pensar - Poesias Regionais do Amapá”, publicado por conta própria em 2008. Algimiro é pernambucano e está radicado por aqui desde 1984. “Já reuniu seis coletâneas de livros e poemas, onde deixou registrado vários momentos marcantes de sua vida, através de sua obra: Meu pensar, Meu Olhar, Olho no Mensalão, Carta de Amor, Viva Macapá, demonstrando a todos nós, que a poesia é como uma poderosa máquina de produzir ternura e sentimento”. Para o prefaciador do livro, Renivaldo Costa, “Trata-se de um poeta popular que consegue, sem eruditismo, falar de suas preocupações sociais e românticas, sem deixar de ser lírico”.


A cantora Juliele entra na semana que vem em estúdio na vizinha capital paraense, para gravar mais um disco com músicas natalinas. Depois faz show com Nilson Chaves no restaurante Motor’s Club do Araxá dia 26. Também tem em vista show com o cantor Jerry Adriani, antigo ídolo da Jovem Guarda.


Cleverson Baía e Bolachinha preparam uma apresentação com o conhecido grupo musical “Casablanca” para o fim do ano.
LETRAMANA, Ana Martel ao contrário esteve em casa tomando um cafezinho no final da tarde. Prepara um showzão no Amazontech 2012. Já está ensaiando no estúdio do Carlitão.


O artista plástico Ivan Amanajás vai expor a partir do dia 16 de novembro no hall do Teatro das Bacabeiras. Ivam pinta com maestria seus trabalhos de cunho surrealista, mas também é um craque em paisagens amazônicas.

A Amazontech 2012 vai proporcionar aos interessados inúmeras capacitações técnicas, entre palestras, mesas-redondas e oficinas. Muitos artistas locais farão apresentações culturais na área de dança e da música: Lady Púrpura, Taty Taylor, Cássio Pontes, Grupos de Marabaixo, Adriana Rachel, Brenda Melo, Lula Jerônimo, Karol Diva, Celine Guedes, Clay Luna, Maria Eli, Quarteto Amazon Music, Claudete Moreira, Adenor Monteiro, Ana Martel e, no final do evento, haverá um pout-porri das Escolas de Samba. O local será o palco montado ao lado da Cidade do Samba.


O evento também vai fazer os lançamentos dos livros: “Amazônia – As Raízes do Atraso”, de Cristóvão Lins, no dia 14; “Adoradores do Sol”, de Fernando Canto, no dia 15; “Amazônia – Autógrafos e leituras de texto do livro “Por Dentro das Amazônia”, de Nilson Moulin e “Conversas no Embalo das redes”, dia 16. No dia 17 o arquiteto Rostan Martins lança “Alô, Alô, Amazônia – a linguagem da floresta no rádio”. Todos os lançamentos serão realizados entre 19 e 20h00 no Café Literário da Cidade do Samba. Vá lá.


Maestro Manoel Cordeiro grava em São Paulo seu disco instrumental, depois parte para show na Alemanha.


Foi um sucesso a I FLAP. Quem participou, como eu, achou um barato. Muitas palestras, oficinas e eventos paralelos. Para uma primeira feira desse porte foi um sucesso de organização. Até os escritores de fora fizeram muitos elogios, principalmente o veterano Ignácio de Loyola Brandão, que veio pela primeira vez ao estado. Estudantes e professores compareceram em massa nos eventos, tanto os da EAP, BPEL, Centro Franco Amapaense como os realizados na Casa do Artesão, onde foram instalados os estandes da livrarias e editoras. Conheci inúmeros poetas novos, escritores nacionais e estrangeiros (da Guiana Francesa), inclusive revi madame Tchisséka LOBELT, presidente da Association Promolivres, que conheci na Feira do livro de Caiena em 2000, no Zèphir, quando ministrei palestra sobre literatura amapaense. Agora os escritores esperam o Edital de Literatura da SECULT, prometido para esta semana. A coluna reafirma e parabeniza a poeta Carla Nobre e equipe pelo desempenho na organização da FLAP. Que se mandem às favas as críticas dos cri-cris. Eles deveriam mais era participar do que ficar falando besteira.


Foi um sucesso o show do cantor Zé Miguel no restaurante do Gil, na Beira Rio no dia 1º de novembro. Uma proposta nova, mais ligth foi apresentada pelo cantor.


Entreouvido no balcão do bar do Abreu: “Pior que não são só um. É vários.”

A Universidade Boêmios do Laguinho vai apresentar na Feira Amazontech 2012, no dia 17, o seu samba enredo para 2013: “Pernambucália, um frevo no meio do mundo”, de autoria de Vicente Cruz e Ademir do Cavaco. Os roteiristas do enredo Alan Gomes, Vicente Cruz, Célio Alício e Cláudio Rogério já voltaram do Recife, onde estiveram ultimando as pesquisas para pôr a Universidade na passarela do Samba em 2013.

 
Inderê! Volto zunindo na semana que vem.

2 comentários:

  1. Vão se informar direito pelo menos, mas que falta de respeito com o artista, o artista se chama Cássio Souza e não pontes, e o pior de tudo que não é a primeira vez que o cantor em questão é prejudicado!!

    ResponderExcluir
  2. Meu prezado artista. Agradeço ser leitor desta coluna que prioriza as notícias culturais da Amazônia e sobretudo as da terra tucuju. Compreendo a sua "revolta", um tanto quanto pueril, de um "artista" desfigurado pela troca de um sobrenome. Informo que transpus a notícia da programação impressa da AMAZONTECH 2012 e nem me toquei se vc é artista ou não. Da próxima vez, quando quiser expressar seus sentimentos não faça "pontes" neste blog, pois ele sim, merece respeito. Espero que vc obtenha sucesso de público no evento, e que este ovacione o crasso errado. Continue mandando. Aqui nos valorizamos os verdadeiros artistas amazônicos.

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.