quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Manuscritos do Mar Morto podem ser vistos através da internet

manuscritosMilhares de manuscritos do Mar Morto já podem ser vistos sem sair de casa. Eles foram fotografados e assim, disponibilizados via on-line, informou a Autoridade de Antiguidades israelense.

Entre os manuscritos podem ser vistos fragmentos de pergaminhos que são considerados Gêneses, até os Salmos e o Livro de Isaías.

Para que todo esse valioso conteúdo pudesse ser disponibilizado ao público foram usadas as técnicas mais modernas de tratamento de imagem, desenvolvidas principalmente pela Nasa.

Com os procedimentos ficará mais fácil também analisar o estado de conservação dos documentos, que datam do terceiro ao primeiro século da nossa era. Os documentos mais antigos pertencem ao século III antes de Cristo e o mais recente foi redigido no ano 70, quando aconteceu a destruição do segundo Templo judeu por legiões urbanas.

Grande parte desses documentos estão sendo conservados no Museu de Israel, em Jerusalém. Alguns deles foram expostos no exterior, porém, sua grande fragilidade limita muito a manipulação e sua exposição à claridade. (Fonte: Oficina da Net)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.