quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

MIGUEL ARCÂNGELO, O PINTOR MEMORIALISTA

Tela de Miguel Arcângelo, Acervo de Fernando Canto


Tela de Miguel Arcângelo, Acervo de Fernando Canto

No último dia do ano passado enriqueci meu acervo pictórico com a aquisição de mais duas obras do pintor Miguel Arcângelo, de quem já possuía uma paisagem da frente da cidade de Mazagão, baseada em foto de 1908. Em julho passado solicitei a ele uma pintura que retratasse a minha [feliz] infância, quando tomava banho de rio na frente de Macapá com a molecada que saía do Laguinho para se deliciar com as águas da maré lançante explodindo no quebra-mar. Depois dessas aventuras a gente voltava para casa com as canelas “tuíras”, com um medo doido de apanhar dos nossos pais. A tela é baseada de foto de 1966 (sem identificação de autor), em ângulo onde não se avista a Pedra do Guindaste. Creio que era passando o Macapá Hotel, já próximo ao Estaleiro Territorial. E olhem só o Trapiche Eliezer Levy, imenso na extensão paisagística do rio.
A outra tela é sobre o antigo largo de São José, hoje Praça Veiga Cabral, na esquina da Rua São José com a Avenida Mário Cruz, onde se pode ver a outrora Intendência Municipal, atualmente Museu Joaquim Caetano da Silva. A cerca de madeira que aparece ao fundo, à esquerda era a casa da Professora Valquíria Lima, mãe do saudoso poeta Isnard Brandão de Lima Filho. As duas telas têm em comum a segurança e o vigor dos traços e a profundidade da paisagem. 

Miguel Arcângelo começou a pintar à óleo em 1981, em Belém, onde nasceu. Reside em Macapá desde 1992, e já realizou diversos serviços artísticos para prefeituras e poderes públicos. Gosta de pintar em P&B. Sua obra tem alcance internacional, principalmente pela pintura das paisagens amazônicas do Amapá, onde explora também os monumentos arquitetônicos e a Macapá antiga.

2 comentários:

  1. Fiquei emocionado ao ver a tela do mestre Fernando Canto pintada pelo grande memorialista MIguel Arcângelo. A cena mostra meu irmão Herivelto Amoras no centro com 8 anos, hoje com 56 anos; no lado direito está o meu saudoso amiguinho Geferson mais conhecido na nossa roda de amigos como Lêgo (irmão do meu amigo José Paulo, guitarrista da banda de Macapá OS COMETAS); no lado esquerdo da tela vemos a balsa UAÇÁ, que transportou centenas de alunos para Belém por conta do Govêrno. A foto original desta cena foi publicada na revista da ICOMI no ano de 1965 ou 1966 (irei verificar), tenho uma cópia. A tela ficou excelente e a cena rememora-se um pouco de nossas vidas na bela Macapá. Heraldo Amoras_Monte Dourado-Pará-PA

    ResponderExcluir
  2. Errata: onde se lê UAÇÁ, deve ser lido ARAGUARY

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.