sábado, 22 de junho de 2013

“VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA!”

Por Antônio Juraci Siqueira

7 de Setembro de 1999. A exemplo de anos anteriores eu participava da “Marcha dos Excluídos”, ato público a nível nacional organizado por setores da Igreja, partidos de esquerda e segmentos da sociedade organizada para denunciar os crônicos problemas do Brasil, de Cabral aos dias atuais.
Como de costume eu distribuía corações de papel contendo trovas contextuais, entre os manifestantes e o público em geral, como as que seguem:

Acobertando bandidos,
vai a Justiça, em verdade,
aumentando a impunidade
e a procissão de excluídos!
***
Existe, em nossa República,
gente mal-intencionada
fazendo na vida pública
o mesmo que na privada!
***
Brasil, país onde abunda
a impunidade e seus traumas:
o povo toma na bunda
e o governo bate palmas!

Entramos no rabo do último pelotão do exército que participava da “parada militar” e seguimos pela avenida Serzedelo Correa rumo à Presidente Vargas, onde a polícia militar já estava postada com “ordens superiores” de não deixar passar ninguém. Os organizadores do ato ainda tentaram dialogar com os “donos da rua” sem sucesso.
A partir daí, já com os ânimos exaltados, os manifestantes forçaram a barra gritando palavras de ordem contra a repressão mas foram recebidos pelos milicos com bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha. Instalou-se o caos: gritos, correria, tosses e sufocamentos provocados pelo gás de efeito (i)moral. Muita gente ferida, inclusive este valente escriba, atingido por estilhaços de bombas nos braços e barriga.
Tentando proteger minha estimada carcaça, entrincherei-me detrás de um carro esperando a refrega passar, enquanto o locutor do carro-som dos manifestantes pedia calma de ambas as partes. No espaço vazio que se formou entre os manifestantes e a polícia, uma grande faixa de pano jazia sobre o asfalto, abandonada por seus condutores, onde se lia, ironicamente, em letras garrafais:

“BRASIL, VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA!”

( Do livro “Acontecências – crônicas da vida simples” )
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.